Maria Aparecida de Carvalho e Dra. Rosa Maria Tosta
A primeira infância é um período fundamental no tocante à constituição subjetiva, que ocorre de modo contínuo, na medida em que as necessidades dos bebês vão sendo atendidas suficientemente. A literatura psicanalítica destaca que este é o momento em que a função dos objetos primordiais é ofertar presença de qualidade dos adultos que atendem a criança; quer seja a mãe, aquele que cuida, e mesmo o professor, já que o processo de constituição psíquica requer uma presença qualitativa dos adultos que cuidam da criança para que os processos de simbolização possam ocorrer. A permanência, continuidade e descontinuidade nos cuidados, são fundamentais na construção da identidade, e estruturação psíquica do sujeito. As experiências dos primeiros anos de nossa infância deixam traços inerradicáveis nas profundezas de nossa mente. A participação do professor de creche na constituição psíquica do bebê é fundamental pois desempenha uma função muito próxima da materna. Assim, o professor, especialmente na educação infantil, tem como tarefa reconhecer as necessidades específicas dos bebês e crianças e proporcionar as condições necessárias para o ser e o continuar a ser da criança. Isto envolve o dia-a-dia de cuidados de rotina, incluindo as várias áreas do desenvolvimento infantil, seja em termos de corporeidade, seja em termos afetivos. Por meio de um atendimento comprometido, o professor poder ter êxito em contribuir para a formação de um ser humano dotado de saúde emocional. A prática educativa articulada a psicanálise, amplia a intencionalidade da formação integral, professores não precisam se tornar psicanalistas para fazerem a diferença.