Um envolvente pocketbook  no qual o leitor é levado, através da sensível e poética escrita da analista, para dentro de seu consultório, a transitar pelos diversos cenários clínicos que se desenrolam na intimidade dos encontros intersubjetivos. 

Com sua fina escuta e arguta observação, aliada à viva presença no setting, ela acolhe detalhes, minúcias das comunicações verbais e silenciosas, num encontro sintonizado com sentimentos que mobilizam profundos sentimentos. 

As descrições das cenas clínicas revelam a hospitalidade e a delicadeza da analista em trilhar o mundo infantil, mediado pela ética do cuidado, a qual é expressa por sua disponibilidade transferencial para escutar a dor das crianças e sua potência criadora. Charbelle se movimenta no ritmo sonoro do fluxo emocional que se desprende no contexto da experiência vivida pela dupla. Vai, assim, propiciando tessituras de sentidos singulares em um setting suficientemente acolhedor para criar e sonhar juntas novas possibilidades de melodia do sendo no tempo da criança, parafraseando Ogden, no pas de deux único do vir a ser de cada encontro.

Ao percorrer as histórias deste livro cativante, veio-me à mente um verso de um poema de Emily Dickson: “Para sempre é composto de agoras”. Se fosse condensar em uma única frase a clínica  com crianças da autora, diria: vivacidade e delicadeza para sentir dentro e junto com seus pequenos pacientes as necessidades de ser para existir em si.

Nize Nascimento

Autora: Charbelle Jabbour Belmont
Editora da Autora
Ano: 2022
Para comprar acesse: WhatsApp (+55 21 99499-6567)