EIXO 5: Ambiente e Holding e o potencial democrático

Winnicott pensa a democracia, enquanto máquina social, a partir da maturidade dos cidadãos, e toda a sua obra trata, justamente, do processo de amadurecimento. Bollas, por sua vez, se dedica ao exame das lógicas democrática e antidemocrática no cerne da subjetividade.

Na base dos dois pensamentos está a convicção de que ambiente e holding são fundamentais para o funcionamento democrático, tanto no âmbito individual quanto no coletivo. Este será nosso ponto de partida para aproximar essas duas perspectivas, com a hipótese de que elas tendem a se potencializar mutuamente.

Lia Pitliuk
Psicanalista. Membro dos departamentos de Psicanálise, de Psicanálise com Crianças e do Espaço Potencial Winnicott do Instituto Sedes Sapientiae, onde é docente no curso de formação de analistas e coordenadora dos grupos Winnicott: leituras e reflexões, EmLinha – Grupo de estudos e pesquisa sobre a clínica psicanalítica online e Parentalidade. Docente no curso de pós-graduação e em cursos livres do Instituto Gerar e do CPRJ. Autora do livro A sustentação de uma clínica psicanalítica em-linha.