EIXO 5: Ambiente e Holding e o potencial democrático
Os sinais de intolerância e violência na tentativa de resolução de conflitos relacionais, põem a democracia em risco, uma vez que pode romper vínculos e, com isso, interromper as relações conviviais. Disso, tomando a escola, na condição de um lugar em que diferenças culturais familiares estão muito presentes e onde cada um(a) traz consigo o seu entendimento e o seu modo de se relacionar com o mundo, com o outro, este artigo visa refletir sobre a Educação em Direitos Humanos como uma via potencial à construção de uma sociedade democrática, na medida em que ela favorece a convivência cidadã.
Katherinne Gonzaga
Doutora em Educação (UFPB), Mestre em Educação (UFPB), graduação e Licenciatura em Psicologia (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Psicanalista da Sociedade Psicanalítica da Paraíba (SPP), Membro do Grupo Winnicott Paraíba – GWPB e Membro do Gradiva Grupo Atlântico de Psicoterapia Psicanalítica – GGAPP.