EIXO 6: Ambiente e Holding como função do analista

Este trabalho tem por objetivo discutir alguns aspectos importantes para a sustentação do atendimento clínico online que foi experienciando na pandemia do covid-19. Durante esse tempo o ambiente físico do consultório foi trocado pelo ambiente virtual das plataformas de acesso online, bem como, o encontro com a presença física entre analista e paciente, por um encontro de imagens nas telas dos aparelhos eletrônicos.
Diante desse contexto, nos questionamos sobre quais pilares sustentariam os atendimentos clínicos à distância. Considerando que o processo de regressão subjetiva, alcançado em algumas análises, permite ao analista atuar de maneira restaurativa nas falhas traumáticas do ambiente inicial do paciente, privilegiamos para essa apresentação o conceito de Transferência em Freud, juntamente com o conceito de Objeto Transicional em Winnicott, a fim de tecer alguns pontos de reflexão sobre como se estabelece o ambiente e o holding na função do analista em tempos de atendimento online.

Ana Dilger
Atua como Psicóloga Clínica de abordagem psicanalítica, Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná, pesquisadora dos temas da agressividade e destrutividade nas relações amorosas. Atualmente investiga os efeitos da presença física corporal nos atendimentos clínicos em consultório e online, pelas abordagens teóricas de Freud e de Winnicott.