EIXO: 2 – Ambiente e Holding na criatividade e cultura
Winnicott em sua teoria da criatividade destacava o papel do ambiente no desenvolvimento emocional desde o início da vida. Um possível ambiente é o círculo mágico, descrito por Huizinga como ambiente de um jogo onde ele acontece, com todo seu potencial criativo, com uso de tabuleiros, cartas ou mesmo assunção de papéis. Apresentarei aqui o Dixit Odyssey, um moderno jogo de tabuleiro que estimula a criatividade e possibilita trabalhar informações, projeções e promover alívio de sofrimento psíquico. Jogos podem oferecer contorno e sustentação como intervenção psicoterapêutica, sendo assim, jogar mostra-se um recurso capaz de integrar e mesmo conhecer novos aspectos de si mesmo num ambiente seguro.
Iara Giraldi
Doutoranda em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica na UFPR. Especialista em Avaliação Psicológica e Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia. Psicóloga e Mestre pela USP-RP. Aprimoramento em Psicologia Clínica pelo HSPE – SP. Fui psicóloga na Enfermaria de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMRP (2010-2017) e no CAPS Infantil III Boa Vista – Curitiba-PR no ano de 2018. Atuo na clínica particular desde 2007, principalmente com crianças e adolescentes.