EIXO: 4 – Ambiente e Holding e agressividade
Este trabalho objetiva relacionar os conceitos de holding e agressividade propostos por Donald Winnicott como recursos de saúde do sujeito para salvar- se do colapso frente a uma experiência traumática. Através do estudo de um caso clínico em que uma criança se mostrou profundamente afetada pela separação conjugal dos pais, busca-se discutir como a oferta de holding pelo ambiente terapêutico e familiar, assim como o favorecimento da expressão da agressividade, podem ser indispensáveis à reparação em seu processo de amadurecimento pessoal. O divórcio dos pais é um grande desafio para muitas famílias e, especialmente para uma criança, configura-se como uma experiência de luto em que há múltiplas perdas. A vida tal como era conhecida e a família como estava organizada deixam de existir, no entanto, o desafio é significativamente maior quando há considerável conflito e hostilidade entre os pais que os impedem de seguir investindo nas necessidades de segurança emocional dos filhos. No caso em tela, a agressividade é tema do vínculo entre os pais e da criança com cada um deles, reverberando no setting terapêutico. A qualidade do vínculo estabelecido entre analista e pais, assim como com a criança, influencia da forma como todos podem ser reorganizar a partir do que é possível a cada um. O apoio de um ambiente seguro, firme e que suporta a destrutividade dos sujeitos é necessário por entender que ali está uma tentativa de salvar-se do colapso emocional que a tristeza profunda pode acarretar. Objetiva-se, portanto, refletir teoricamente sobre o tema, a partir da ilustração do caso em tela.
Kátia Cristiane Bezerra
Psicóloga Clínica e Mestre em Psicologia (UFRN), Especialista em Terapia de casal e família ( Libertas – PE) ; Cofundadora, professora e supervisora do Núcleo Apego e Perdas-RN. Mediadora Judicial (CNJ) e Supervisora de conciliação do Cejusc Natal /TJRN. Membro do Grupo Winnicott do RN.
Capacitação em luto pelo Instituto 4 estações de psicologia -SP. Formação em psicoterapia Corporal com Crianças e Adolescentes (São José do Rio Preto-SP).
Formação em psicoterapia somática em Biossintese (IFB Heiden -Suíça). Capacitação em Comunicação Difícil em Saúde pelo – IBCS- SP.