EIXO 3: É necessário Ambiente e Holding durante toda a vida?
Nesta Mesa vamos tecer considerações sobre a importância do ambiente e do holding na vida do indivíduo. Ao propor uma teoria que fundamente o trabalho analítico Winnicott aponta que o processo maturacional tem como peculiaridade uma tendência à integração. Segundo ele, o processo de construção de uma identidade transcorre por vários estágios distintos entre si. Winnicott se sustenta numa nova ontologia, apontando ue o ser humano é dependente e relacional, sujeito aos cuidados oferecidos pelo ambiente que podem favorecer ou impedir o amadurecimento saudável. Também aponta que a necessidade maior do indivíduo é a de ser, mas que também precisa manter a continuidade de ser, característica de sua tendência a se integrar. O processo maturacional não deve sofrer interrupções abruptas, pois as conquistas de cada estágio podem ser perdidas. É o apoio ambiental, um conjunto de situações humanas, que fornece a sustentação para a instauração da saúde. Este ambiente humano está sempre presente no que Winnicott denomina de holding, uma rotina de cuidados, tanto físicos quanto psíquicos, que asseguram ao bebê a constituição de sua identidade. São os cuidados maternos que asseguram que o indivíduo alcance a identidade unitária, a capacidade para estabelecer relacionamentos interpessoais e relacionar-se com o mundo.
A partir dos conceitos de ambiente e holding, podemos avaliar de que maneira eles estão presentes no processo maturacional e se são elementos profícuos para compreender a construção da identidade pessoal, processo que atravessa toda a existência humana, até que a morte complete o processo de integração.
Maria de Fátima Dias
Psicóloga (CRP 06/19071), psicoterapeuta, é mestre e doutora em Psicologia Clínica pela PUC- São Paulo, com estudos sobre a homossexualidade e teoria da sexualidade, em foco na psicanálise winnicottiana. Estuda especialmente os temas da integração psicossomática, constituição da sexualidade e desenvolvimento humano. Tem experiência em docência e coordenação de cursos na área da psicologia. Também tem experiência em docência em vários cursos de pós-graduação, em diferentes áreas. Professora no curso de especialização de Psicologia Clínica na Abordagem Winnicottiana e no curso de Especialização Infanto-Juvenil, na Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo. Também é professora no curso de Especialização em Terapia Sexual, Centro Universitário Salesiano, São Paulo, membro do GRADIVA – Grupo Atlântico de Psicoterapia Psicanalítica – GGAPP- Rio Grande do Sul. Professora do curso de formação em psicanálise da PERCURSO PSICANÁLISE, de Manaus. Autora de artigos na área da psicanálise winnicottiana.