EIXO 10: Ambiente e Holding e a tendência antissocial

ESTA PALESTRA NÃO SERÁ GRAVADA

As queixas sobre a falta de limites e destrutividade de crianças de todas as classes sociais são cada vez mais comuns e preocupam pais, educadores e a sociedade. Não raro, soluções repressivas são pensadas para a resolução do problema, mas pouco tem sido feito em termos de compreender quem são estas crianças e estes adolescentes e o que acontece no processo de desenvolvimento dessas crianças às vezes denominadas antissociais. Neste artigo procuraremos responder a esta questão, utilizando, principalmente, o referencial do psicanalista Donald Winnicott (1896-1971), além de promover uma reflexão sobre possíveis origens de comportamentos não saudáveis.
Apoiado na visão do autor sobre a tendência antissocial, holding e a importância de um ambiente satisfatório para a constituição do indivíduo busca-se refletir sobre algumas concepções buscando modificar possíveis atitudes no dia a dia destas crianças.

Maely Lima
Psicóloga Clínica em abordagem Psicanalítica, graduada pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), graduada em Letras Português e Espanhol pelas Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU). Pós graduada em Alfabetização e Letramento pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ), pós graduada em Psicologia hospitalar pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), pós graduada em transtorno alimentar, obesidade e cirurgia bariátrica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Psicanalista em formação pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana (IBPW). É professora do Ensino Fundamental I. Atua com grande foco na Avaliação de pacientes para cirurgia bariátrica. Trabalha com Supervisão, Psicodiagnóstico e Atendimento Clínico de Crianças, Adolescentes e Adultos. É especialista em Avaliação Psicológica Módulo I, II, e III. É membro Associado do Grupo de Estudos Psicanalíticos (GREP). Colaboradora no Espaço Winnicott de Psicanálise de Uberaba (EWPU). Possui diversos cursos como: Arteterapia; Recrutamento e Seleção; Testes Psicológicos; Teoria Técnica na Psicanálise com crianças a partir de casos clínicos; Inteligência emocional; Libras na prática; Motivação a leitura e a escrita; Psicologia clínica na prática; Psicologia social; Recrutamento e seleção; Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH); Alfabetização. Possui extensa carga horária em Seminários e Congressos.