EIXO 1: Ambiente e Holding no desenvolvimento humano
É na qualidade dos cuidados maternos que a saúde psíquica do bebê e o desenvolvimento de suas potencialidades encontram campo fértil para se desenvolver.
Sabe-se que na perinatalidade o psiquismo da mãe apresenta grande plasticidade, uma intensificação de angústias diante de um afrouxamento das defesas psíquicas, se revelando um período de vulnerabilidade. Dialogando com essa compreensão discutiremos o conceito winnicottiano de Holding à mãe, como fundamental para a maternagem. Realizado por uma rede de apoio que funcione como continência, flexibilidade e sustentação emocional.
Cíntia Jaques
Psicologa Clínica – UFRN (CRP 17/0795) Especialista em Psicologia Clínica Formação básica em Biossíntese pelo IFB (Suíça) Capacitação em Ludoterapia (Natal-RN) Especialista em Terapia de Casal e Família – Libertas PE Formação pela Sociedade Psicanalítica da Paraíba -SPP Membro do Grupo Winnicott do RN Pós Graduação em Perinatalidade e Parentalidade – Instituto Gerar SP (em andamento)
Rayanne Cardoso
Psicóloga pela UFRN (CRP 17/1180) Especialista em Psicologia Clínica (UFRN). Formação em psicoterapia somática em Biossíntese (IFB – Suiça). Membro do Grupo de estudos em meditação e Healing (desde 2019) Membro do Grupo de estudos A Clínica Pulsional do bebê (2020 – ate os dias atuais – Lia Batista – Psicanalista Hospital Delafontaine – Paris/ França) Membro do Grupo Winnicott do RN Pós Graduação em Perinatalidade e Parentalidade – Instituto Gerar SP (em andamento)