EIXO 2: Ambiente e Holding na criatividade e cultura
Ao ingressar na Educação Infantil a criança experiencia uma primeira separação de pessoas familiares, sendo precocemente estimulada a submeter-se a uma nova cultura por vezes contrária às suas necessidades pessoais de sono, fome, recreações, etc.
Considerando os desafios em relação à adaptação do ambiente à criança neste trabalho pretendo discutir o tema da criatividade infantil, via espontaneidade, sustentada pelo holding docente. Bem como dificuldades relativas ao desenvolvimento emocional infantil, via submissão da criança, consequente a um ambiente não adaptado.
Andréa Pires
Psicóloga, mestre em Educação (Universidade Federal da Paraíba – UFPB); membro da Sociedade Psicanalítica da Paraíba – SPP; membro do Grupo Winnicott Paraíba – GWPB; Coordenadora do Núcleo de Estudos das Contribuições de Winnicott para a Educação do GWPB; membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sandor Ferenczi.